Sistema Alerta (Abordagem característica do método Raízen)
Objetivo:
O curso Sistema Alerta tem como principal objetivo capacitar os colaboradores para operar com segurança e em conformidade com as políticas de segurança da empresa, focando na prevenção de acidentes e na promoção de uma cultura de segurança sólida, utilizando a abordagem característica do método Raízen, uma empresa líder nos setores de energia, açúcar e etanol no Brasil.
Carga Horária:
16 horas.
O Sistema Alerta funciona como pirâmide e conta com 5 ferramentas:
1. Autoavaliação de segurança (AAS): estimula os profissionais a avaliar riscos e pensar em como reduzi-los antes de exercer qualquer atividade.
2. Análise de segurança de tarefa (AST): estabelece o passo a passo de cada procedimento e as medidas preventivas a serem tomadas.
3. Observação para prevenção de incidentes (OPI): verifica se os funcionários estão atuando de acordo com os padrões desenvolvidos, de modo a eliminar comportamentos inseguros.
4. Investigação de quase acidentes (IQA): analisa, a partir de relatos, episódios potencialmente perigosos que, por pouco, não geraram acidentes.
5. Investigação de acidentes (IA): analisa os acidentes com o objetivo de determinar as causas, estabelecer recomendações e divulgar lições aprendidas
Conteúdo Programático:
1. Definições e Conceitos do Alerta;
2. Pirâmide do Alerta;
3. Ferramentas do Alerta:
a) Análise de Segurança de tarefa (AST);
b) Auto Avaliação de Segurança (AAS);
c) Observação para Prevenção de Incidentes (OPI);
d) Investigação de Acidentes e Quase Incidentes (IA/IQA);
e) Fluxograma de Fatores, Causa Básica e Soluções (FCBS).
4. Sistema Alerta Web.