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AVCB CLCB

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O que é o AVCB/ CLCB?

Empresas que necessitam:

O AVCB e o CLCB são documentos essenciais para regularizar qualquer tipo de empresa com sede física. A obtenção desses documentos é uma responsabilidade ética e legal, e é exigida para que o estabelecimento possa funcionar em conformidade com a lei.

O AVCB é emitido para qualquer tipo de edificação, enquanto o CLCB é emitido para edificações com até 750 metros quadrados e no máximo 3 pavimentos.

    • Supermercados;
    • Indústrias;
    • Escritórios;
    • Hospitais;
    • Instituições de ensino;
    • Restaurantes;
    • Hotéis;
    • Condomínios;
    • Academias entre outros.

Qual a importância destes documentos?

A importância destes documentos são observada em diversos aspectos, sendo eles:
• Adequação a legislação;
• Comprometimento com a vida;
• Resguardo do patrimônio;
• Prevenção de sanções;
• Segurança a todos.

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O que é necessário para obter o AVCB?

    A obtenção do AVCB segue algumas etapas, sendo ela:

    • Elaboração do PPCI;
    • Aprovação do projeto pelo Corpo de Bombeiros;
    • Elaboração de todos os laudos e ART.

    Devido a sua importância, para obter o AVCB, deve ser elaborado por um profissional responsável e habilitado que vai desenvolver um Projeto Técnico Contra Incêndio, conhecido como PCI.

    Além das plantas do imóvel e outros documentos técnicos, como laudos que atestem a situação do espaço e o seu funcionamento, o PCI consiste em:

    • Identificar locais e materiais de risco;
    • Criar rotas de evacuação para casos de emergência;
    • Planejar o local de instalação de equipamentos de segurança como extintores, mangueiras, detectores de fumaça, hidrantes, alarmes, luzes de emergência, placas indicativas, portas corta-fogo, etc.;
    • Formar uma brigada de incêndio, oferecendo treinamento específico para o desempenho da função a cada um dos colaboradores.

    O Corpo de Bombeiros analisa toda a documentação e, se necessário, pode realizar uma vistoria no local a fim de checar as informações.

O que acontece se meu estabelecimento funcionar sem AVCB?

    Quem não possui AVCB poderá receber uma notificação por escrito para se regularizar.
    Os estabelecimentos que não se regularizarem estarão sujeitos à:
    • Danos à vida;
    • Danos ao patrimônio;
    • Advertências;
    • Multas;
    • Interdição.

Qual a validade do AVCB?

    A validade do AVCB é diferente em cada estado e também está condicionado aos riscos que as atividades do espaço oferecem aos usuários e aos que estão à sua volta, mas o prazo de validade pode variar de 01 a 05 anos.

    Aconselha-se solicitar a renovação com um mês antes de acabar o prazo.

Fui notificado o que fazer?

    Em caso de notificação, procure uma empresa especializada, como a Real Safety, para avaliação da atual situação do empreendimento. A partir disso, é necessário providenciar toda a documentação para obter o AVCB e fazer a solicitação.

O PASSADO NÃO PODE SER MUDADO, MAS O FUTURO ESTÁ EM SUAS MÃOS!

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