Programa de Conservação Auditiva - PCA - NR 07 e NR 09
Objetivo do PCA:
Prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais em decorrência de exposições a níveis de ruídos altos para implantação de rotina de trabalho nas empresas e proteção à Saúde do trabalhador.
Qual a obrigatoriedade do PCA?
- A NR 7– Norma Regulamentadora 7- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional estabelece diretrizes e parâmetros mínimos para avaliação e acompanhamento da audição em trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados.
Por que o PCA é importante?
Além de prevenir o comprometimento e agravamento da saúde auditiva dos colaboradores, o PCA é importante para reduzir uma série de efeitos colaterais provocados pela alta exposição a ruídos, por exemplo:
• Dores de cabeça;
• Insônia;
• Estresse e irritabilidade;
• Cansaço crônico;
• Sobrecarga emocional.
Além disso, o investimento no programa é economicamente vantajoso para as empresas, uma vez que os custos da reparação de danos podem ser muito superiores aos de prevenção.
Qual a validade do PCA?
- Não existe um prazo de validade determinado para o PCA, mas é recomendável que o programa seja revisado anualmente ou sempre que acontecerem mudanças significativas nas condições sonoras do ambiente de trabalho.
Por exemplo: Introdução de novos maquinários, mudanças na frequência de exposição a sons, intensificação de atendimentos telefônicos, etc.